1 - Tônica 2 - Modo 3 - Dissonâncias 4 - Inversão (baixo) Tônica Cada acorde é composto por 3 ou mais notas. A Tônica indica a nota principal do acorde, e segue a seguinte nomenclatura: C - Dó C# ou Db - Dó Sustenido ou Ré Bemol D - Ré D# ou Eb - Ré Sustenido ou Mi Bemol E - Mi F - Fá F# ou Gb - Fá Sustenido ou Sol Bemol G - Sol G# ou Ab - Sol Sustenido ou Lá Bemol A - Lá A# ou Bb - Lá Sustenido ou Si Bemol B - Si Modo O modo complementa a tônica, indicando as outras notas que compõem-no. Existem 3 modos principais: maior, menor e diminuto. A tabela abaixo mostra a nomenclatura e as notas existentes em acordes nestes modos, tomando como tônica a nota Dó (C). Modo Cifra em C Notas que compõem o acorde Maior C C, E, G Menor Cm C, Eb, G Diminuta Cº C, Eb, G, A Obs: É importante notar que os acordes maiores não apresentam nenhuma indicação. Logo, o acorde D, por exemplo, indica um "Ré Maior". Tabela de Intervalos Os acordes são definidos como conjuntos de notas. Entretanto, cada acorde é definido em termos de seus intervalos, e não de suas notas. Um intervalo é definido como o diferença entre duas notas (o número de semitons entre duas notas). A idéia é que a nomenclatura sirva para todas as tônicas. Desta forma, é possível, por exemplo, falar que um acorde maior é composto pela tônica, pela terça maior e pela quinta justa, e isto servirá para qualquer acorde maior. Como a terça maior de um Dó é um Mi, e sua quinta justa é um Sol, são estas as notas de um Dó Maior. Baseando-se nestes intervalos, são compostas todas as cifras. Na tabela abaixo podem ser vistos os diversos intervalos, e seus possíveis nomes em cada uma das tônicas.
Tônica, fundamental C C#,Db D D#,Eb E F F#,Gb G G#,Ab A A#,Bb B Nona menor b9 C#,Db D D#,Eb E F F#,Gb G G#,Ab A A#,Bb B C Nona (maior) 9 D D#,Eb E F F#,Gb G G#,Ab A A#,Bb B C C#,Db Nona aumentada, terça menor #9, m D#,Eb E F F#,Gb G G#,Ab A A#,Bb B C C#,Db D terça (maior) E F F#,Gb G G#,Ab A A#,Bb B C C#,Db D D#,Eb quarta (justa), décima primeira (justa) 4, 11 F F#,Gb G G#,Ab A A#,Bb B C C#,Db D D#,Eb E quinta diminuta, décima primeira aumentada b5, #11 F#,Gb G G#,Ab A A#,Bb B C C#,Db D D#,Eb E F quinta (justa) G G#,Ab A A#,Bb B C C#,Db D D#,Eb E F F#,Gb quinta aumentada, sexta menor, décima terceira menor #5, b6, b13 G#,Ab A A#,Bb B C C#,Db D D#,Eb E F F#,Gb G sexta (maior), décima terceira (maior), sétima diminuta 6, 13, º A A#,Bb B C C#,Db D D#,Eb E F F#,Gb G G#,Ab sétima (menor) 7 A#,Bb B C C#,Db D D#,Eb E F F#,Gb G G#,Ab A sétima maior 7M B C C#,Db D D#,Eb E F F#,Gb G G#,Ab A A#,Bb
Obs.: Nesta tabela, as vírgulas separam alternativas possíveis. Por exemplo, pode-se chamar tônica, ou fundamental. Já os parênteses indicam nomes de uso facultativo. Por exemplo, pode-se chamar "nona maior" ou apenas "nona".

Nenhum comentário:
Postar um comentário