sábado, 29 de julho de 2017

OFICINA G3 (ROCK) DISCOGRAFIA COMPLETA


A Oficina G3 é uma banda que realmente dispensa apresentações. Está no cenário musical gospel a mais de 20 anos e é uma das precursoras do Rock Gospel nacional ao lado de bandas como Resgate, Katsbarnea, Fruto Sagrado, Rebanhão, Banda Azul, Complexo J e outras.
A banda foi formada originalmente em 1987 por Juninho Afran (guirtarrista), Walter Lopes (baterista), Wagner Garcia "Maradona" (Baixo) e o pastor Túlio Régis (vocal). A banda era o terceiro ministério de louvor da igreja "Cristo Salva". Daí o nome "G3".
Os componentes logo perceberam a afinadade em comum com o Rock e passaram a ensair um reportório mais pesado do que eles tocavam na igreja. Posteriormente entram na formação Luciano Manga (Vocais), James Coway (guitarra base) e Márcio Woody (Teclados). Então estava formada a banda "Oficina G3".
Seu primeiro lançamento foi muito ousado, pois decidiram gravar em 1990 uma apreseentação na casa de Shows "Dama Xoc". O Curioso é que não houve pós-prudução no disco. Isto é, o que eles tocaram naquela noite é o que está registrado no disco, sem retoques.
O som da banda sofreu muitas mudanças notórias durante os anos, bem como de músicos. 
Mas foi apenas em 1996 com o lançamento do álbum "Indiferença" e com a entrada do tecladista Jean Carlos que a banda galgou um patamar de fama e reconhecimentos merecidos. O disco é considerado por muitos como o melhor álbum da banda. Esse álbum é mais focado no Hard Rock. O disco foi produzido pelo competente Paulo Anhaia, que também trabalhou com a banda Resgate.
Depois do lançamento do "Indiferença" devido a choques com sua agenda de pastor, Luciano Manga decide deixar a banda e é substituído pelo baixista e vocalista da banda de heavy metal, Corsário, o pedro Geraldo (também conhecido como PG).
Foi aí que a banda entrou em uma fase estranha. De cara lançaram o CD "Acústico" e logo em seguida o "Acústico ao vivo" que muitos acreditam que foi um tiro no pé. Não pelo CD em si que foi muito bom, mas pelos lançamentos quase que simultâneos. Também é lançado o primeiro DVD do grupo, o "Acústico ao vivo".
Em 2000 eles lançam o álbum "O Tempo" que foi um marco na música gospel brasileira pela musicalidade e qualidade. 
Mais aí chega a fase mais densa da banda. O excelente baterista, Walter Lopes deixa a banda por motivos desconhecidos. E a banda parecia que a banda tinha perdido seu rumo. Eles gravam o álbum "Humanos" que traz uma mescla de músicas pesadas com um monte de músicas com uma pegada mais pop. Não quero dizer que o disco é ruim, mas é que estávamos acostumados com uma banda de rock que vinha ficando cada vez mais pesada.
Bom, esse disco também marca a saída de PG para investir em sua carreira solo. Mas todos sabemos que sua saída não foi em paz e que ele e a banda passou muito tempo sem se falar. Só voltaram o relacionamento amistoso recentemente devido a intervenção do pastor da igreja do PG.
Sem o front man e sem um baterista fixo eles gravam "Além do que os olhos podem ver" com o Juninho Afran nas guitarras e vocal. Confesso que fiquei impressionado e gostaria que ele tivesse continuado como o vocalista da banda. Já o disco é uma tentativa clara de apagar a imagem de banda POP que a banda ganhou. As guitarras ficaram tão pesadas que há momentos em que não se consegue ouvir o bumbo da bateria. Mas o disco no geral é muito bom e conta com a participação de Marcão da banda Fruto Sagrado que canta uma música.

Em 2008 é chamada à formação da banda o ex-vocalista da banda Vértice, Mauro Henrique. E com ele a banda grava o álbum que viria a ser a obra prima da Banda, o disco "Depois da Guerra" de 2008. Esse álbum chegou a ganhar o Grammy Latino de 2009 na categoria de "melhor disco de rock cristão".
Confesso que o álbum seguinte, "Histórias e Bicicletas" de 2013 é bastante celebrado pelos fãs da banda. Mas eu assim que ele é "mais do mesmo" e um tanto massante. Apresar de que existe músicas muito boas.


Integrantes

Juninho Afram

Jean Carllos

Duca Tambasco

Mauro Henrique

Integrantes antigos
Túlio Régis – Vocal
James Conway - Guitarra Base
Marcos Pereira - Guitarra Base
Marcio "Woody" de Carvalho – Teclados
Wagner García(Maradona) – Baixo
Luciano Manga – Vocal 
Walter Lopes – Bateria 
Pedro Geraldo(PG) – Vocal 
Músicos contratados
Déio Tambasco – Guitarra
Luis Fernando(Lufe) – Bateria
Celso Machado - Guitarra (Atual) 
Alexandre Aposan - Bateria (Atual)



DISCOGRAFIA









1990: Ao Vivo



1993: Nada É Tão Novo, Nada É Tão Velho



1996: Indiferença



1998: Acústico
SEM DOWNLOAD



1999: Acústico Ao Vivo



2000: O Tempo



2002: Humanos



2005: Além do Que os Olhos Podem Ver



2007: Elektracustika



2008: Depois da Guerra



2013: Histórias e Bicicletas (Reflexões, Encontros e Esperança)




SHOWS

1996 - AO VIVO NA SARA NOSSA TERRA DOURADOS - RS
1996 - SPIRITUAL WAR


1997 - COGRESSO DE JOVENS IEQ CARAGUATATUBA - SP

1998 - ACÚSTICO AO VIVO



2000 - AO VIVO SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
INDEIFERENÇA TOUR

2000 - O TEMPO



2003 - AO VIVO EM ATLANTA, EUA



2007 - CANTA ZONA SUL



2008 - DDG EXPERIENCE



2011 - CAMINHADA DA PAZ
2012 - AO VIVO NA BATISTA DA ALAGOINHA



2012 - AO VIVO EM PORTO ALEGRE



2014 - FESTIVAL PROMESSAS





2015 - HISTÓRIAS E BICICLETAS O FILME


2015 - LOUVOR NORTE




2015 - AO VIVO NA IGREJA BATISTA DE ÁGUA BRANCA



2016 - AO VIVO NO KISS CLUB FM








0 comentários:


Postar um comentário

Share

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

Pesquisar este blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Improvisação musical

Improvisação musical é a arte de compor e registrar ao mesmo tempo; ou seja, é inventar na hora! Uma improvisação pode ser...